top of page

Sete vezes Messi e a história de uma era no futebol

Atualizado: 24 de fev. de 2022

Messi ganhou mais uma Bola de Ouro, mas muitos questionaram a escolha

ree

Messi posa para foto segurando a sua sétima Bola de ouro na carreira


O craque argentino se consolidou ainda mais como um dos melhores jogadores da história e ganhou sua 7° Bola de Ouro. Na segunda-feira (29) foram anunciados os melhores jogadores de 2021, segundo a revista francesa France Football. Messi e Lewandowski já estavam cotados como os favoritos, enquanto o ítalo-brasileiro Jorginho corria por fora e acabou ficando na terceira colocação. No podcast de domingo do Além da Regra comentei que na minha opinião o atacante polonês poderia ter ganho o prêmio, até pelo que fez no ano de 2020, quando a premiação foi cancelada por conta da pandemia. O que inclusive foi reconhecido pelo próprio Messi ao dizer que Lewandowski merecia receber a Bola de Ouro pela temporada anterior. Um gesto também de humildade e reconhecimento de um craque da bola, que também é muito merecedor por tudo o que já fez pelo futebol, contando essa temporada.


Em 2021 Messi ganhou a Copa do Rei com o Barcelona e a Copa América pela Argentina, um título que significou muito para o jogador que ainda estava em busca de uma taça por sua seleção. Certamente essa competição teve um grande peso na decisão, afinal de contas Messi não só levou a Argentina ao título, como foi o melhor jogador e artilheiro da Copa América.


Ainda assim, a premiação foi muito questionada, como sempre é, tanto por aqueles que como eu imaginavam a Bola de Ouro para Lewandowski, como por aqueles que queriam ver CR7 receber o prêmio. Se for levar em consideração os números de Messi em comparação aos de Lewandowski, por exemplo, o atacante do Bayern realmente leva vantagem. Messi marcou 41 gols e deu 17 assistências em 56 jogos, enquanto Lewandowski fez impressionantes 64 gols e 10 assistências em 53 jogos. Não à toa o polonês foi escolhido como melhor atacante da temporada. Na premiação da France Football Benzema ficou no 4° lugar e Kanté em 5° lugar, fechando o top 5, deixando Cristiano Ronaldo na 6° colocação, depois de uma temporada conturbada no time da Juventus que não engrenou em 2021.

ree

Messi e Lewandowski eram os dois favoritos para o prêmio de melhor jogador de 2021


Independente das contestações que possam ser feitas tanto pela Bola de Ouro ter sido dada ao Messi, como pela posição do CR7, é inegável o legado que estes dois vão deixar para o futebol quando se aposentarem. Felizmente ainda temos a chance de apreciar por mais alguns anos o futebol dessas lendas, Messi agora no galáctico PSG e Cristiano Ronaldo de volta ao Manchester United. É verdade que as duas equipes ainda não se encontraram na atual temporada, o United tendo inclusive trocado seu comandante, o alemão Ralf Rangnick assumiu o lugar de Solskjær.

ree

Cristiano Ronaldo e Messi foram os protagonistas da última década do futebol mundial


Messi e Cristiano juntos somam 12 Bolas de Ouro, além títulos de 9 Champions League, 4 do argentino e 5 do português. Os dois astros dominaram o cenário do futebol mundial nos últimos anos, então independente de quem considere um ou outro melhor, fato é que ambos irão deixar muita saudade quando pendurarem suas chuteiras. E enquanto isso não acontece é preciso aproveitar o máximo o futebol destes dois em campo.

Comentários


bottom of page