City x Liverpool: O jogo que abre nossos olhos
- Danilo Perez

- 11 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
Nesse último domingo (10/04), houve o confronto entre Manchester City e Liverpool, no Etihad Stadium. 1° e 2° colocado, Guardiola e Klopp, De Bruyne e Salah, Alisson e Ederson. Um jogo de peso, que iria decretar o líder do campeonato inglês. Dessa forma, antes mesmo de começar já se tinha muita expectativa para que fosse um jogão entre duas equipes. Desde que a bola rolou, em nenhum momento essa expectativa foi quebrada. Um jogo muito equilibrado, de muitas oportunidades, poucos erros e muita qualidade.

Organização tática, controle de bola, paciência, qualidade etc. Poderia ficar listando os pontos positivos desse jogo por horas, esses são só alguns. Nenhuma das equipes, simplesmente, se afundou na retranca e esperou o adversário, mas sim, ficaram muito bem posicionados defensivamente e quando precisaram atacar, iam com força total e extrema qualidade. Não à toa, tivemos um jogo de 4 gols, 2 para cada lado. É a partir daí, que nós, não só do Brasil, como de toda América do Sul, devemos abrir nossos olhos e assistir jogos dessa proporção. É claro, não é justo compararmos um jogo entre os melhores times ingleses - quiçá do mundo - com times de baixo investimento aqui no Brasil. O poderio financeiro desses clubes está em um patamar muita acima do nosso. Porém, os jogos entre os tops da América, se aproximam desse nível? Seja na organização dentro de campo, na paciência do time com a bola ou na leitura de jogo? Na minha opinião: não chegamos nem perto. Mas e o que deveríamos fazer para evoluirmos?
Não será fácil chegarmos no patamar dos melhores do mundo, mas porque não se inspirar neles e trazer esse ideal para cá? Não será da noite para o dia que veremos o futebol brasileiro como base para o resto do mundo, mas sim que poderá ser visto daqui a muitos anos. Além disso, a chegada de grandes jogadores e treinadores no nosso país, é um fator fortíssimo para esse avanço no nosso futebol. Jogadores como Hulk e David Luiz, e técnicos como Abel Ferreira e Antonio Mohamed, muito tem a agregar por aqui, por exemplo. Deverá existir todo um processo, para que assim, o futebol nacional, que já vem passando por mudanças significativas para estar em alto escalão, alcance esse nível desejado.
Enfim, o clássico inglês entre Manchester City e Liverpool deveria ser muito falado por aqui, afinal o que vimos foi, basicamente, um show de futebol, uma aula, uma palestra. Concluo que, não será fácil chegarmos em nível próximo aqui no Brasil, porém, enquanto existir a mentalidade que será impossível algum dia estarmos próximo disso, realmente, nunca estaremos. O conhecimento é fundamental e a vontade de crescer também deve ser. O futebol brasileiro não está abaixo de muitas ligas europeias e creio que, os jogos entre Flamengo e Liverpool, e Palmeiras e Chelsea, nos mostraram que com disciplina dentro de campo, o futebol se torna um "simples" 11 contra 11. Veremos como será o passar dos anos por aqui e se essa ambição seguirá rondando a CBF.
Por fim, mesmo com todos elogios ao futebol europeu e mesmo que todos concordem que as melhores ligas europeias estão em um patamar acima do nosso, um bom brasileiro, amante do futebol, não perde um jogo de Brasileirão, às 16:00 de um sábado, nunca. Pode ser abaixo, mas é o NOSSO futebol brasileiro.



Comentários