top of page

Saint-Étienne: o gigante francês esquecido

Quando tratamos de clubes franceses, sem dúvida o PSG é o primeiro que nos vem a memória. Além de Lyon, Olympique de Marseille e até o Lille, atual campeão francês, aparecem em segundo plano. A atual crise futebolística vivida pelo gigantes francês, Saint-Étienne, faz com que muitos mal conheçam esse clube e toda sua (enorme) história feita na França.

Torcida do saint-étienne
A quarta maior torcida da França é alviverde

Nascido em 1919 na cidade de (acreditem ou não) Saint-Étienne, o time alviverde coleciona diversas conquistas grandiosas que com o tempo, foram esquecidas pelo sucesso de clubes rivais. Desde a criação da liga francesa em 1931 até 1980, “Les Verts” conquistaram 10 vezes o campeonato e, até hoje, se consolidam como maiores campeões da liga. Atualmente, o PSG e o Lyon, estão atrás com 9 títulos cada, portanto, é uma questão de tempo até que os parisienses tomem esse posto de maiores campeões. Por isso, é provável que os jovens apaixonados por futebol não conheçam metade da história do clube, se é que conhecem o clube.

Infelizmente, o poderio financeiro de outros clubes acabou anulando a competitividade do clube no mais alto escalão, mas nada que anule os feitos passados. Amargurando anos sem grandes títulos – desde a temporada 2012/13, quando conquistou a Copa da Liga Francesa, o Saint-Étienne vive de glórias passadas e luta para voltar aos anos gloriosos. Caso dependa de sua torcida, a qual é a 4ª maior da França, os títulos virão, mas para isso é necessária uma reformulação no clube. Atualmente, estão na 19ª colocação da Ligue 1, com apenas uma vitória, seis empates e seis derrotas. Com razão, a torcida vem realizando diversos protestos pedindo modificações desde à diretoria até aos jogadores, os quais não vem honrando o tamanho da camisa dos Verts.

Jogadores do Saint-Étienne comemorando o título conquistado
O último título de expressão do clube: a Copa da Liga Francesa 2012/13 (Fonte: Getty Images)

Um clube que já chegou numa final de Liga dos Campeões (1975/76), é o maior campeão da sua liga nacional, possui 6 títulos da Copa da França e muitos outros títulos, não pode ser esquecido na história do futebol. Da mesma forma que o PSG vive seu período de hegemonia e hoje está em uma boa fase da sua história, o Saint-Étienne já comandou o futebol francês, porém, desde os anos 80, não reencontrou seu melhor momento. Como já dito, enquanto não houver grandes mudanças dentro do clube, o futuro esperado será a decadência cada vez maior.

Por fim, o fato é que muitos clubes acabam por ter sua história apagada pelo sucesso de outros, principalmente, quando são da mesma terra. O Saint-Étienne possui seu legado de títulos e ótimas campanhas em grandes competições, portanto, não pode-se permitir que um período ruim assole tudo que já foi escrito e feito por eles. A torcida é para que a competitividade do clube volte e, quem sabe, num futuro próximo, estejam brigando novamente na parte mais alta das competições.

Gostou do texto? Sobre qual outro time você gostaria de ler sobre aqui no Além da Regra? Deixe sua sugestão nos comentários.

Comentários


bottom of page