top of page

"Pequeno no esporte, grande nos valores" A história do Rayo Vallecano

Atualizado: 24 de fev. de 2022


ree

Torcida do Rayo mostra faixa de apoio a idosa que seria despejada em Madrid


O futebol é um dos esportes mais populares do mundo, não somente pela qualidade dos clubes, jogos e atletas, mas também pelo seu poder de transformação social. O Rayo Vallecano é um clube modesto de Vallecas, no sudeste de Madrid. Uma região de trabalhadores operários, imigrantes e ligada à movimentos sindicais. Longe de ter a glória dos gigantes Real e Atlético de Madrid, o Rayo se destaca pelo seu envolvimento com causas sociais. Por isso, um dos lemas do clube é "Pequeno no esporte, grande nos valores".


A equipe foi fundada em 1924 e desde 1976 manda seus jogos no Estádio de Vallecas. Atualmente o Rayo está disputando a La Liga, primeira divisão espanhola, após conseguir o acesso na temporada anterior. Seus torcedores são conhecidos como rayistas e torcida e clube têm uma relação de amor e solidariedade recíproca. Uma das histórias mais emblemáticas desta relação aconteceu em 2014. Carmen Martínez Ayuda, uma senhora de 85 anos de idade, foi despejada de sua casa em Madrid. A história chegou até a diretoria do Rayo e o clube alugou um apartamento para ajudar a senhora pelo resto de sua vida. Pouco tempo depois, Wilfred Agbonavbare, um ex-goleiro do clube, descobriu um câncer e Carmen doou para ele parte do dinheiro que havia sido arrecadado pela torcida do Rayo para ela.


Além disso, o Rayo foi o primeiro time espanhol a ter uma mulher como presidente, Teresa RIvero em 1994. E o progressismo do clube não se encerra aí, em 2015 foi lançada uma camisa com as cores do arco-íris, simbolizando a luta contra a homofobia. As cores também simbolizavam a luta contra doenças como o câncer (rosa), AIDs (vermelho), violência doméstica (azul), abuso sexual infantil (cinza), a busca pelos direitos das pessoas com deficiência (laranj), preservação ambiental (verde) e esperança (amarelo). Outro popular lema da equipe é: "“Ame o Rayo, odeie o racismo”.



ree

Terceiro uniforme do Rayo em alusão ao combate da homofobia



O engajamento social é a marca desse pequeno clube espanhol, que mesmo não tendo uma história de grande conquistas dentro do campo, fora dele é um grande exemplo, tanto para outras equipes, como para a sociedade em geral. Gostou da história? Quer conhecer mais clubes que defendem causas sociais? Deixe um comentário ou mande uma mensagem para a gente.

Comentários


bottom of page