top of page

O Robin Hood inglês, a história do Nottingham Forest

Atualizado: 24 de fev. de 2022


ree

Sala de troféus do Nottingham Forest conta com duas Champions e uma Supercopa da UEFA


A cidade de Nottingham é popular em virtude da lenda do fora-da-lei Robin Hood, mas ela também é o berço do Nottingham Forest. Apesar de não ser um dos gigantes da Inglaterra e disputar atualmente a Championship, segunda divisão inglesa, o Nottingham Forest ou simplesmente Forest é um clube com muita história no futebol do Reino Unido e por que não dizer da Europa? Afinal de contas a equipe guarda na sua sala de troféus duas taças da Liga dos Campeões da UEFA.


O Forest nasceu em 1865 e é um clube muito tradicional na Inglaterra, sendo um dos membros fundadores da Aliança do Futebol, que organizou o esporte no país. E por conta da lenda, o mascote da equipe é o Robin Hood. Seu primeiro título foi uma Copa da Inglaterra em 1898 e durante boa parte de sua história foi uma equipe modesta, jogando a segunda divisão.


A guinada na história dos Foresters de Nottingham aconteceu em 1975 com a chegada do treinador Brian Clough. E logo em 1976, um ano depois de subir para a primeira divisão, o Nottingham Forest venceu o Campeonato Inglês, um feito considerado histórico e que poucas equipes conseguiram. Mas a história de glória do time não termina aí, o clube conquistou nas temporadas 1978/1979 e 1979/1980 duas vezes a Liga dos Campeões e ainda uma Supercopa da UEFA em 1979. Um feito de dar inveja em alguns clubes milionários por aí, vide o exemplo do Manchester City e nos também tradicionais Arsenal e Tottenham.



ree

Clube conquistou duas vezes a Champions, primeiro contra o Malmo depois vencendo o Hamburgo


Um dos destaques do Nottingham Forest durante sua campanha vitoriosa na Europa foi o lateral direito Viv Anderson, que se tornou o primeiro jogador negro a atuar pela seleção inglesa. O período vitorioso da equipe sob o comando de Clough terminou em 1993 quando o time foi rebaixado, após 16 anos na divisão principal da Inglaterra.


Atualmente o Forest pertence a uma família do Kuwait, que comprou o clube em 2012 e o City Ground, estádio onde o clube manda seus jogos também foi palco da Euro em 1996. E aí, gostou da resenha? Deixe um comentário e uma sugestão de outro time que você gostaria de conhecer mais sobre aqui no Além da Regra.

Comentários


bottom of page