Joelinton: De atacante artilheiro para volante pitbull
- Danilo Perez

- 14 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
Já imaginou se um jovem brasileiro, que chegou à Europa no auge dos seus 19 anos, fosse vendido, futuramente, para um clube inglês e se tornasse a maior contratação dele? Essa é a história de Joelinton Cássio Apolinário de Lira, atacante brasileiro, de Pernambuco e revelado pelo Sport, que teve passagens pelo Hoffenheim, da Alemanha, e Rapid Viena, da Áustria, até chegar ao Newcastle, tradicional time inglês. A partir daí, que começou a sua melhor fase na Europa
A chegada
Na temporada 19/20, o atacante promissor chegou por €44 milhões ao Newcastle. Foi o maior investimento por um jogador na história do clube, que chegava com a esperança de resolver a carência de um atacante de qualidade e renovar a equipe, que possuía uma forte ambição de deixar de brigar pelo rebaixamento. Em seus 4 primeiros jogos (1 amistoso e 3 jogos da Premier League), contabilizou 2 gols, sendo apenas 1 no Inglesão, começando assim, com o pé direito, porém, com o tempo decaiu. Uma prova clara para essa queda, foi que seu outro gol veio só na 30ª rodada, e assim terminou o campeonato inglês daquela temporada: 2 gols em 38 jogos de liga.
A temporada 20/21 chegou e a esperança era ainda maior, afinal Joelinton teve seu tempo de adaptação e já era esperado muitos gols. Porém, a realidade foi a mesma do último ano. Apenas 4 gols em 31 rodadas de campeonato. Por muitos torcedores locais, o até então atacante, era tratado como uma das piores contratações da equipe, afinal, a contratação mais cara do clube, amargurava 6 gols em 2 anos e nunca tinha sido uma presença decisiva nos jogos, sendo assim, sempre muito questionado.

A virada de chave
No final de 2021, o Newcastle foi comprado por um fundo de investidores árabes e o técnico, Eddie Howe, chegava para dar uma nova cara ao time. Foi no dia 16/12/2021, jogando contra o Liverpool, em Anfield, que Howe resolveu arriscar: colocou o artilheiro Joelinton de segundo volante titular. O time perdeu por 3x1, mas a atuação individual do, agora, volante impressionava (e muito): 5 desarmes, 5 cortes, 1 interceptação e 17/27 passes certos.
Porém, o jogo a ser destacado é contra o Manchester United. Uma atuação impecável, com excelentes números e uma forte dominância do meio. Com 4 passes decisivos, 4 duelos vencidos e 3 interceptações, era confirmado: o pitbull estava solto. Era certo que Joelinton tinha achado sua função no Newcastle de Howe.

Fase atual
Desde então, o clube inglês conseguia uma linda arrancada e deixava para trás a zona de rebaixamento da Premier League, conseguindo manter uma constância e fazendo jogos muito bons. Atualmente, estão na 14ª posição e vinham de 8 jogos invictos, até perderem nesse domingo (13) para o Chelsea, fora de casa. Nessa campanha, o volante tem um papel fundamental, não à toa é o líder do time em passes certos (473) e desarmes (47), além de ser o 2° com mais interceptações (8) e o 3° em gols marcados (2). Até música da torcida ele já ganhou, nela cantam: “Ele é brasileiro e custou apenas 40 milhões. Nós o achamos brilhante para car*lh*. Ele é Joelinton."
“Hoje me sinto muito feliz em jogar nessa posição e busco evoluir a cada treinamento para ajudar a equipe.”
Joelinton, em entrevista para o GE
Em suma, é um jogador que chegou como esperança e passou por 2 anos complicados no clube que desembolsou mais de €40 milhões por ele e que, atualmente, vive sua melhor fase. Saiu de esperança de gols, para esperança de desarmes, interceptações, assistências e gols também. Joelinton é o símbolo dessa virada de chave do Newcastle, o novo rico da Inglaterra. Tende a crescer cada vez mais em sua nova posição. É difícil crer como um jogador conseguiu adaptar-se tão rápido a seu novo posicionamento tático. Vale muito a pena conferir até onde esse time poderá chegar com o passar do tempo e, principalmente, para nós brasileiros, onde chegará o pernambucano que tomou conta do meio-campo alvinegro.
*Fonte (Twitter): @pedrombz



Comentários