top of page

Final do Mundial de clubes 2022

A música continua, a alegria de todos – menos alguns – continua, a piada continua e o Palmeiras ainda não tem mundial. Num resumo clubista e direto, esse foi o mundial de clubes de 2022. Mas é claro que nós do Além da Regra não estamos aqui somente para brincar, mesmo que essa seja nossa principal função, mas não única. Então, segue a análise da final entre Chelsea e Palmeiras, na final, que aconteceu nesse último sábado (12).

Jogadores do Chelsea erguendo a taça de campeão do Mundial de clubes
Pela primeira vez, o Chelsea sagrou-se campeão mundial (Fonte: Getty Images)

Favoritismo do time inglês foi comprovado?

É obvio que qualquer confronto entre os times sul-americanos com europeus, o favoritismo estará sempre ao lado dos clubes do velho continente. Não a toa, de 2000 até 2021, apenas 5 clubes sul-americanos conquistaram o tão sonhado troféu, sendo eles: Internacional, Corinthians (2), Boca Juniors e São Paulo. Porém, sábado esse favoritismo não foi confirmado como esperavam.

O Palmeiras, com sua impecável organização comandada por Abel Ferreira, conseguiu segurar muito bem o Chelsea, que chegou com perigo poucas vezes. Simultaneamente, o porco trabalhava muito bem seus contra ataques em velocidade, desperdiçando grandes chances de gol. O Chelsea precisou do dobro de finalizações (22) do time paulista para acertar o gol na mesma quantidade (3). Os 71% de posse de bola comprovam que o Chelsea ficou mais com a bola e pôde comandar o jogo, mas isso não desmerece quão bem o time alviverde foi no jogo. Ou seja, o favoritismo foi confirmado no sentido de domínio de jogo, mas na criação de oportunidades e na qualidade defensiva, o jogo foi muito equilibrado.


O resultado

Com um primeiro tempo mais estudado do que jogado, o 2° começou quente com Lukaku fazendo seu gol de cabeça logo aos 9min. Porém, 10min depois, Thiago Silva colocou a mão na bola dentro da área e, Raphael Veiga, de pênalti, deixou tudo igual. Com esse gol, é impossível não dizer que os palmeirenses viram que era possível e cantaram mais alto do que já cantavam enquanto estavam perdendo. Torcedores rivais começaram a ver que a chance da piada acabar era real. A partida foi à prorrogação e agora era hora de explorar de vez os contra ataques, afinal, indo para os pênaltis, o Palmeiras tinha o melhor goleiro do Brasil entre as três traves e era ali que a confiança aumentaria de vez. Faltavam 3min para a disputa de pênaltis mais importante da história do clube paulista, era a chance do mundo ser pintado de verde. Mas Luan não permitiu. Assim como Thiago silva, pôs a mão na bola dentro da área, e Havertz converteu o pênalti, dando o título para o clube inglês.

A realidade é que se o título fosse para o Palmeiras, nenhum absurdo estaria acontecendo. Foi uma ótima partida, dentro das táticas do Abel. Seguraram muito bem um elenco muito qualificado e por um detalhe, não levaram a partida para os pênaltis, onde, talvez, o clube fosse favorito na disputa. O fato é que no fator qualidade de futebol, os europeus seguem muito acima de nós e a cada ano será mais difícil essa conquista, principalmente com o novo formato do mundial que está para vir com mais times.


Opinião clubista

Como torcedor do Chelsea e do Flamengo, puxo a trilha... LALAIALALAIA LALAIALALAIA

Agora o Chelsea se iguala ao Manchester United como time inglês que conquistou todos campeonatos que participou e o tal porquinho, continua sem o mundial, sem super copa e bi rebaixado.

Jogadores do Palmeiras tirando a foto de vice colocado da competição
Vice-campeão do mundial de clubes, o Palmeiras segue sem o título da competição (Fonte: Getty Images)

Comentários


bottom of page