top of page

Final da Libertadores 2021

Nesse sábado (27), a final da Copa Conmebol Libertadores 2021, foi realizada entre as duas equipes brasileiras, Palmeiras e Flamengo, no estádio centenário de Montevidéu, no Uruguai. Sem dúvidas, uma grande final, afinal, era a disputa entre as atuais potências brasileiras dentro e fora de campo. Os dois clubes são os que tem maior predominância financeira há mais de 5 anos no âmbito nacional, e não à toa, acabam por estar sempre brigando por grandes conquistas. Nesse texto, irei trazer à tona meu lado clubista e estarei direcionado a falar mais especificamente sobre o Flamengo.


O jogo

O jogo ocorreu conforme foi dito no nosso podcast sobre a Libertadores 2021: retranca do Palmeiras, que jogava apenas nos contra ataques e total domínio da posse de bola da equipe carioca, a qual não conseguia quebrar as linhas do adversário. Isso ainda pôde prevalecer com o gol palmeirense logo aos 6min do 1° tempo, que fez com que o time paulista jogasse com maior tranquilidade.

Aos 27min do 2° tempo, depois de um 1° tempo muito fraco do Flamengo, Gabigol conseguiu achar o gol de empate e levou a partida para a prorrogação. Logo aos 5min da primeira etapa da prorrogação, Deyverson, o qual havia entrado na própria prorrogação, pressionou Andreas Pereira, que errou um passe ridículo e deixou o atacante no mano a mano com Diego Alves e que, com muita frieza, pôde fazer o gol do tri campeonato do Palmeiras.

Palmeiras levanta a taça da Libertadores
Após 120min de futebol, o Palmeiras comemorou o tri campeonato da América (Fonte: LANCE!)

O real culpado

Será que a culpa da derrota fica no passe errado do Andreas? Na apatia do Everton Ribeiro? No péssimo dia do Filipe Luís, Arão e Bruno Henrique? Enfim, esses são só alguns dos jogadores que foram muito citados pela torcida como os vilões pela derrota. A realidade é que, obviamente, o Andreas sai como grande vilão por ter cometido o maior erro individual de um jogador na história do clube, mas não deve se passar a mão na cabeça de nenhum jogador, todos tem que ter a mesma cobrança, no mesmo nível. Jogadores que deveriam aparecer durante o jogo sumiram, e como de costume, no pós jogo, poucos deram a cara a tapa.

Porém, aqui chegamos nos maiores responsáveis por essa trágica derrota. O técnico, extremamente ultrapassado, sem tática e que transformou o time numa bagunça, num bando e a diretoria, que bancou um técnico pífio quando ele pediu demissão. A realidade é que Renato Gaúcho não é melhor que Rogério Ceni e quem imaginou que ele seria a solução não entende nada de futebol. É um treinador que saiu chutado do seu ex clube e cavou a vaga no clube rico que ele tanto desejava treinar e que, segundo ele, seria fácil. Teve um ótimo início por aqui, com goleadas, vitórias, chances de título, porém, com o tempo todo aquele “futebol bonito” foi por água abaixo. As individualidades não apareceram, postura tática foi embora e as desculpinhas esfarrapadas se tornaram cada vez mais comuns. Com isso, a torcida do Flamengo só pode tirar uma conclusão disso tudo: a Era Jorge Jesus foi um delírio coletivo, afinal foi um real comandante do time, que com todo seu staff, conseguiu esconder os gigantes problemas existentes dentro do clube. É aí que entra a fala de Domenec Torrent, ex treinador rubro negro: “O problema do Flamengo é o próprio Flamengo”. A interpretação pode ter várias direções, mas seguindo os problemas atuais, para um bom entendedor, um pingo é letra.

É um absurdo a postura do Flamengo nos seus jogos. Não fura uma retranca contra times que jogam fechados, não tem jogada ensaiada, organização em campo e por aí vai. A redundância ao se falar do Renato Gaúcho reina, são erros repetidos e comuns. Veremos a atitude da diretoria rubro negra ao final da temporada, desde com a comissão técnica e jogadores, até com os outros departamentos do clube. Muitos problemas devem ser resolvidos dentro da bagunça que essa gigante instituição está.

Por fim, parabéns ao Palmeiras pelo tri campeonato da Libertadores 2021. Gostou do texto? Deixe um like e comente sobre o que gostaria de ler aqui no Além da Regra.

Comentários


bottom of page