top of page

Contratações dos times cariocas

Os jogos da temporada 2022 ainda não começaram, mas o período de pré-temporada já está a todo vapor. Um dos momentos do ano em que os torcedores ficam mais ansiosos e esperando, constantemente, notícias do seu time do coração: a época das negociações. O desejo de novos jogadores, saídas de outros, nova comissão técnica, em suma, melhora em todos setores do clube, é o que reúne atenção de todos torcedores. Nesse post, comentarei sobre as contratações dos 4 grandes times cariocas, até o momento.


Botafogo

  • Contratações:

Vinicius Lopes (atacante), Breno (volante), Fabinho (volante), William Klaus (zagueiro) e Erison (atacante)

  • Expectativa para temporada:

O atual campeão da série B, chega à série A sem, até então, contratações de grandes nomes. Talvez, o que garanta a maior expectativa é o nome de Erison, atacante que estava no Brasil de Pelotas. Mesmo estando num elenco que foi rebaixado para série C, Erison mostrou ser um centroavante forte e rápido, conseguindo uma boa marca de 8 gols em 19 jogos nessa última temporada. Além disso, vem para suprir o nome da maior perda do clube para essa temporada: o atacante Rafael Navarro, o qual se transferiu para o Palmeiras.

Dessa forma, da mesma maneira que foi a série B, o Botafogo parece não visar um elenco recheado de grandes nomes ou de ex craques que caíram no esquecimento, mas aparenta mostrar muita análise por trás das contratações. Com nomes pouco conhecidos, mas de jogadores que entregarão tudo que podem em campo e se encaixarão no padrão de jogo do time. Dessa forma, talvez não se destaquem pela alta qualidade dos jogadores em si, mas pela organização, tática e estratégia dentro de campo.

Erison sendo apresentado pelo Botafogo
Erison já foi apresentado oficialmente pelo Botafogo (Fonte: esportes R7)

Flamengo

  • Contratações:

Paulo Sousa (técnico)

  • Expectativa para temporada:

Com um super elenco, o Flamengo inicia a temporada 2022 com uma pressão a mais por não ter conquistado nenhum título expressivo no ano anterior. Porém, a diretoria mostrou que não irá fazer loucuras por nenhum jogador e irá contratar apenas peças para brigarem por titularidade, nenhum tapa buraco entrará no clube. Portanto, a única contratação do clube até então foi o técnico Paulo Sousa, que estava no comando da seleção polonesa e a trocou pelo rubro-negro. Vale ressaltar que, Paulo Sousa pode ser tratado como 1 em 6, afinal, trouxe 6 membros da sua comissão técnica consigo. Atitude essa, que foi muito bem vista pela torcida, pois desde a saída de Jorge Jesus, era um setor que gerava muitos problemas ao clube, desde os preparadores físicos até os médicos. Além disso, houve a compra definitiva de Thiago Maia, renovação de Arrascaeta e a saída de 10 jogadores do clube, sendo eles: Kenedy, Bruno Viana e césar fim de contrato; Piris da Motta, João Lucas, Max, Bill vendidos; Hugo Moura, Vitor Gabriel e Gabriel Batista emprestados.

Há muita expectativa para temporada do Flamengo, afinal a força do elenco é indiscutível e agora com um técnico, verdadeiramente, de alto nível, tudo tende a andar. Em contrapartida, rivais como Atlético-MG e Palmeiras, se reforçaram tão bem quanto, mostrando que a briga por títulos, dificilmente, será “fácil” como em 2019. Basta esperar o início da temporada para ver se o técnico e os jogadores trabalharam de verdade nessa pré-temporada.

O novo técnico do Flamengo, Paulo Sousa, sendo apresentado
O técnico português, Paulo Sousa, já começou os trabalhos no Ninho do Urubu (fonte: Lance!)

Fluminense

  • Contratações:

Abel Braga (técnico), Cristiano (lateral esquerdo), Cano (atacante), Nathan (meia), Pineida (lateral esquerdo), David Duarte (zagueiro), Willian Bigode (atacante), Felipe Melo (volante) e Fábio (goleiro)

  • Expectativa para temporada:

Um dos times que melhor negociou no mercado brasileiro. Com contratações de jogadores experientes e habilidosos, o Flu colocou o time em um patamar acima. O que era necessário, pois já cedo, a equipe jogará a pré-libertadores e já terá o teste fogo do ano no início da temporada. É discutível o fato de o clube ter envelhecido seu elenco, porém, colocando o possível e provável time titular no papel, a média de idade fica em 29,2 anos. Média essa que é menor de clubes como Corinthians (31,1 anos), Flamengo de 2021 (31 anos) e do Galo de 2021 (29,4 anos). Dessa forma, é óbvio que o clube deve tomar um cuidado a mais com lesões desses jogadores acima dos 30 anos, porém, devemos ressaltar que jogadores como Cano, Felipe Melo e Fábio, tem muito a agregar ao tricolor.

A expectativa geral do Fluminense com certeza fica em, primeiramente, alcançar a fase de grupos da Libertadores. Posteriormente, é difícil sonhar com um possível título dessa copa ou até do Brasileirão, mas nada que uma temporada bem feita e regular não possa colocar o time entre os melhores. Um G4 do Brasileirão, uma semifinal de Libertadores – que passou muito perto no ano passado, quem sabe até um título da Copa do Brasil, são metas bem possíveis para o torcedor do tricolor carioca sonhar.

O atacante Germán Cano assinando contrato com o Fluminense
Germán Cano saiu do Vasco para o Fluminense e chega com uma das melhores contratações para temporada (Fonte: UOL)

Vasco:

  • Contratações:

Carlos Brazil (gerente), Zé Ricardo (técnico), Edimar (lateral esquerdo), Luis Cangá (zagueiro), Thiago Rodrigues (goleiro), Yuri Lara (volante), Isaque (meia), Anderson Conceição (zagueiro), Vitinho (meia), Raniel (atacante), Weverton (lateral direito), Getúlio (atacante), Bruno Nazário (meia) e Matheus Barbosa (volante)

  • Expectativa para temporada:

O único grande que se manteve na série B, o Vasco terá um árduo ano de 2022. Até então, o técnico Zé Ricardo, o qual já teve passagem pelo Vasco, o atacante Raniel, que estava no Santos e o meia Bruno Nazário, emprestado pelo Hoffenheim, são os grandes destaques dos que chegaram. Dessa vez, o cruzmaltino pareceu adotar uma estratégia de negociações diferente das usadas até então e semelhante à do Botafogo, trazendo jogadores por características necessárias e não por nome. Isso mostra uma mínima evolução dos gerentes do clube, que pelo 2° ano consecutivo disputarão a série B, logo, é nítido que a mentalidade não deve ser a mesma, até porque o futebol da segunda divisão possui uma longa diferença para o da primeira.

Com certeza a expectativa do torcedor é garantir o acesso para série A, sendo campeão ou na 4ª colocação. Porém, somente no início dos jogos teremos a real noção de como vem o Vasco para essa nova temporada. Na minha visão, nada é muito esperado por esse clube, da mesma forma, que a série B sempre prepara surpresas para nós. Ou seja, da mesma forma que o Vasco pode crescer e garantir um título da série B, se eles ficarem na 10ª colocação, não será nada de anormal pelo o que apresentaram até hoje na competição.

O técnico Zé Ricardo é apresentado no Vasco
Zé Ricardo (a esquerda), volta ao Vasco e promete dar alegria aos torcedores (Fonte: Lance!)

Comentários


bottom of page