top of page

Causas sociais e rock and rolll, a história do St. Pauli

Atualizado: 24 de fev. de 2022


ree

Torcida do St. Pauli adotou uma caveira pirata como símbolo - Imagem: Valeria Witters


"I'm rolling thunder, pouring rain, I'm coming on like a hurricane". O trecho inicial da letra da música Hells Bells da banda AC/DC é a marca do St. Pauli quando o time entra no Millerntor-Stadion. Assim como o Rayo Vallecano, time espanhol que se destaca pela defesa de causas sociais, o FC St. Pauli é um clube alemão com uma história ligada a luta contra o racismo, homofobia, machismo e fascismo.


Criado em 1910, em um bairro habitado pela classe trabalhadora da cidade de Hamburgo. o St. Pauli está distante de ter uma história recheada de conquistas e glórias como o Hamburgo SV, time tradicional da cidade alemã, mas em compensação, a atuação fora das 4 linhas ganha destaque pela quebra busca da quebra de tabus. Isso fica nítido pelo fato do clube ter tido um presidente assumidamente membro da comunidade lgbtqia+, Corny Littman, de 2002 a 2010 o também dono de teatros em Hamburgo ajudou a equipe a chegar até a Bundesliga, primeira divisão da Alemanha. Atualmente o St. Pauli joga a segunda divisão.


Uma das características mais marcantes do clube fica por conta da atuação de sua torcida, que adotou uma caveira e uma bandeira pirata como símbolos, por conta disso o apelido do St. Pauli é "Os piratas da liga". A equipe também ganhou destaque por ser a primeira na Alemanha a proibir a entrada de nazistas em seu estádio.


Ainda que os resultados em campo não sejam animadores, a torcida do St. Pauli não deixa de apoiar o time, justamente pela identificação da equipe com pautas da esquerda e seu estilo punk e alternativo. A loja do time reflete bem isso, ao vender diversos produtos como camisetas com as frases de combate à homofobia, racismo, fascismo e machismo.



ree

Camisetas que trazem a marca da identidade política do St. Pauli - Imagem Loja Oficial do St. Pauli na web


E aí, gostou de conhecer um pouco da história do St. Pauli, quer conhecer outros clubes que se destacam por sua identidade política, social e cultura? Deixe sua sugestão e opinião nos comentários.

Comentários


bottom of page