top of page

Brentford FC: das dívidas até as glórias

Um time que já sofreu com grandes endividamentos, diversos anos nas divisões mais baixas, constantes brigas contra o rebaixamento e que, atualmente, vive o momento mais glorioso da sua história. Esse é o Bretford Football Club, um time londrino, criado por membros de um clube de críquete em 1889. Vale ressaltar, que os criadores do clube, tiveram a dúvida entre iniciar uma equipe de rúgbi ou futebol, e no fim, optaram pela segunda opção. Portanto, nesse texto irei falar sobre a história dos "The Bees".


O INÍCIO

Como já dito, iniciado em 10 de outubro de 1889, 7 anos após sua existência, o Brentford já competia pela segunda divisão da London League, competição realizada em Londres e nas áreas próximas da região. Nesse ano, a equipe chegou a conquistar o acesso para primeira divisão da liga. 2 anos depois, devido aos bons desempenhos, entrou na Southern League. Por lá, o clube começou a crescer ainda mais e ter um caráter mais profissional, tendo um local para jogar e participou pela primeira vez da competição mais antiga do mundo: a FA Cup. The Bees, chegou a permanecer por 12 anos na primeira divisão, até que iniciou-se a 1ª Guerra Mundial, então o futebol teve de ser parado. Em 1919, o clube tentou ingressar na primeira divisão novamente, com um elenco totalmente novo, afinal diversos atletas tinham sido chamados para lutar na guerra.

Em 1920, o Brentford começou sua trajetória na terceira divisão de um novo campeonato: a Football League. No ano de 1926, Harry Curtis, o qual se tornaria um dos grandes ídolos do clube, assumiu o comando do time. Após ficar próximo do acesso por vários anos seguidos, em 1932 conseguiram alcançar a segunda divisão e três anos depois, alcançaram a primeira divisão da liga. Na temporada 1939/40, ocorreu a 2ª Guerra Mundial, e novamente, muitos jogadores foram convocados e o clube disputou a Football League South com muitos jogadores amadores. Mesmo depois da volta dos jogadores, já envelhecidos e sem a mesma capacidade, o clube passou por momentos difíceis.

Escudos do Brentford FC
Todos escudos do Brentford desde sua criação (Fonte: logodesignlove.com)

DECADÊNCIA

Na temporada de 1948/49, Curtis deixou o comando do time, e nos anos seguintes, o Brentford chegou a cair para quarta divisão. Assim, foram obrigados a negociar diversos jogadores e acabaram por ter um time pouco competitivo e fraco. O time passava por uma forte crise financeira, e os torcedores chegaram a fazer doações para amenizar as dívidas deixadas pelo péssimo investimento da diretoria. Na temporada 1962/63, chegaram a conquistar a quarta divisão, mas o time não conseguiu o acesso à próxima divisão.

Os diretores começaram a reduzir os investimentos e contrataram jogadores apenas de forma gratuita, fazendo assim com que o clube evoluísse na questão financeira. Apenas em 1978, garantiram o acesso para terceira divisão e conseguiram se estabilizar por lá, ficando por 90 anos. Até que, em 1991/92, conquistaram o título e a vaga de acesso para segunda divisão. O clube passava por muitas mudanças na diretoria e de treinadores, fazendo com que sempre estivessem entre a 2ª e 3ª divisão.


VOLTA POR CIMA

Com o andar dos anos 2000, o Brentford passava a quitar suas dívidas e já começava a almejar grandes objetivos. Não à toa, na temporada 2014/15, subiu para Championship, atual segunda divisão inglesa. Desde que entrou, não terminou nenhuma vez abaixo da 10ª colocação, mostrando de vez, que estava consolidado e que teria elenco para estar entre os grandes. Em sua última temporada na Championship, The Bees terminaram em terceiro colocado e passaram do Swansea City, nos playoffs, e, após 74 anos, conseguiam o acesso para Premier League 21/22.

Jogadores do Brentford FC levantam troféu de campeão e comemoram acesso para primeira divisão inglesa
Jogadores do Brentford comemorando a volta à elite inglesa após mais de 70 anos (Fonte: Getty Images)

Atualmente, estão na 12ª colocação da competição, com 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Para um time novo e que amargurou tantos anos nas divisões inferiores, é um ótimo começo. Ainda há muita liga pela frente, mas, obviamente, o objetivo do time é se manter na primeira divisão, para que, da mesma forma que fizeram em décadas passadas, consigam crescer devagar e assim conquistarem seu espaço entre os gigantes ingleses.


Gostou do texto e gosta quando falamos sobre times de menor expressão? Deixe seu comentário de avaliação e sugira temas que gostaria de ler ou times/jogadores, que você tenha interesse em conhecer mais afundo!

Comentários


bottom of page