Perto dos playoffs: como está a classificação da NBA
- Danilo Perez

- 5 de abr. de 2022
- 4 min de leitura
Estamos chegando na 82ª rodada da NBA, a última da temporada regular. Decepções, surpresas, felicidades e tristezas, em suma, tivemos muitas emoções nessa temporada. De forma breve, vamos entender como está o cenário atual dos times das conferências leste e oeste, os quais (a maioria) estão chegando na 79ª rodada da liga.
Conferência Leste

Disputa pela liderança:
Com Miami Heat, Celtics, Bucks e 76ers já classificados para os playoffs, a disputa atual é pela liderança. Celtics, que resolveu mostrar todo seu basquete em 2022, vem de uma incrível sequência de 8 vitórias e 2 derrotas, porém, a missão de alcançar o entrosado e qualificado Heat está difícil. Mesmo vindo de uma recente mini crise nos vestiários, o time de Miami já vem de 4 vitórias seguidas, inclusive uma sobre o próprio Boston. Bucks e 76ers veem com mais dificuldade essa 1ª colocação, mais qualquer tropeço de seus rivais, podem colocá-los forte na disputa, novamente.
Últimas vagas para os playoffs:
Restam apenas 2 vagas restantes para vaga direta aos playoffs e Bulls, Raptors e Cavs brigam por elas. Os 3 times mostraram-se muito inconstantes durante a temporada e nesse momento, em que afunilou de vez, é necessário foco total para garantir a vaga.
Nos próximos 4 jogos, Bulls tem pela frente Bucks e Celtics, confrontos duríssimos que podem decretar a ida do time de Chicago ao playin. Já Toronto, possui, teoricamente, jogos mais fáceis, o mais complicado seria a partida contra o 76ers. Porém, olhando pela necessidade do time em ganhar, tem tudo para vencer as outras 3 com certa tranquilidade e garantir a vaga aos playoffs. Já os Cavaliers, que no momento estão indo para o playin, possuem somente mais 3 jogos, contra o Magic e Nets, fora de casa, e Bucks, em Cleveland. A vida não está fácil para o time de Darius Garland, terão que brilhar nesse fim de temporada regular e ainda torcer para o tropeço de seus rivais.
Disputa pelo playin:
Com Hawks, Hornets e Nets já classificados para o playin e sem chances de playoffs, a briga no momento é para saber quem ficará na 7ª e 8ª colocação, para que assim, possuam vantagem no torneio eliminatório. No momento, entre esses três, os Hawks possuem essa vantagem, mas ainda terão 4 jogos para definir as posições. Vivendo um melhor momento, talvez o time de Atlanta seja o favorito a garantir essa vaga, mas é impossível duvidar de Kevin Durant e Kyrie Irving ou de Lamelo Ball e Miles Bridge. Promessa de muita emoção nessa reta final.
Vale ressaltar que Knicks, Wizards, Pacers, Pistons e Magic já estão eliminados da próxima fase.
Conferência Oeste

Disputa por mando de quadra:
Os primeiros colocados do lado oeste americano, já estão muito mais definidos. Com o Phoenix Suns tendo a melhor campanha da liga com 62 vitórias e 16 derrotas (até hoje, 05/04), a 1ª colocação já tem um dono muito confortável. Além disso, o time do entretenimento e de muita qualidade da temporada, Memphis Grizzlies, já garantiu a 2ª colocação. Warriors, sem Stephen Curry, devido a uma lesão, caiu de produção e ficou na 3ª colocação. No momento, a única briga na parte de cima da tabela fica entre Mavericks, já classificado aos playoffs, e Nuggets, que lutam pelo mando de quadra na próxima fase. Restam 3 jogos para ambos os times, dessa forma, basta o Mavericks vencer pelo menos 2 ou o time de Denver perder 1 e eles ganharem, que a 4ª colocação está garantida.
Últimas vagas para os playoffs:
Assim como no leste, restam duas vagas para os playoffs por aqui. No momento, Nuggets e Jazz as preenchem, mas os Timberwolves segue na briga por ela também.
Denver enfrenta Spurs e Lakers que brigam por playin e o 2° colocado, Grizzlies. Jogos que tendem a ser bem complicados, mas com Jokic inspirado, o time tem tudo para vencer os jogos. Já o time de Utah vive o 8 e 80: enfrenta os classificados, Suns e Grizzlies, e os eliminados, OKC Thunder e Portland. 2 vitórias é a obrigação, mas é difícil imaginar algo concreto desse time. Por fim, o time de Minnesota, que no momento vai "somente" ao playin, encara o eliminado Wizards, os Spurs e Bulls. De 3 adversários, 2 podem complicar a vida dos lobos, porém, para quem quer vaga direta aos playoffs, deve vir com a obrigação de ganhar as 3 partidas.
Disputa pelo playin:
No momento, Clippers e Pelicans, que tiveram arrancadas sensacionais, estão conquistando as vagas ao playin. A briga boa de verdade está entre Spurs e Lakers. Com uma sequência de 6 derrotas seguidas, o time de Los Angeles, que no início da temporada era cotado até para ser campeão, viu seu rival o ultrapassar e tirá-lo, até então, da fase decisiva do campeonato. Uma verdadeira campanha pífia, que colecionou momentos de vexame e vergonha, principalmente, pelo tamanho da franquia. Porém, o histórico Gregg Popovich, não tem nada a ver com isso, comandou o time com excelência, para que assim, Dejounte Murray e Keldon Johnson, comandassem a arrancada e alcançassem essa vaga ao playin.
No cenário atual, se o Spurs (que joga hoje, contra Nuggets em Denver) vencer 2 de seus 4 jogos restantes, automaticamente, elimina os Lakers, independente dos resultados que tiverem nessa reta final. Hoje (05/04) tem Suns x Lakers, em Phoenix e o Los Angeles vai SEM Lebron James. Se eles perderem e o Spurs vencer, a eliminação já é certa. Em suma, para os Lakers não é melhor calcular muito: vençam seus jogos e torçam para o tropeço do seu rival. Detalhe, eles ainda pegam Warriors, Nuggets e OKC. Já o time de San Antonio, joga com Timberwolves, Warriors e Mavs. Só jogo difícil para os 2, haja emoção.



Comentários